8 Hábitos que Aceleram o Envelhecimento da Pele

Olá a todas!!

Hoje vou falar de uma coisa que preocupa todas as mulheres –  aparência da sua pele. Umas mais que outras, mas no geral, mesmo com algum desleixo, todas gostamos de olhar para o espelho e ver a nossa pele bonita e com um aspecto saudável. A verdade é que com o passar dos anos os cuidados com a pele devem ser ainda mais intensos. Rugas, linhas de expressão, flacidez e falta de luminosidade tornam-se os principais inimigos da pele com o avançar da idade. Entretanto de pouco vale gastar rios de dinheiro em milhares de cremes e tratamentos estéticos se não mudarmos alguns hábitos no nosso dia-a-dia…

Cigarro, stress e demasiado açúcar estão no topo da lista de hábitos que causam o envelhecimento precoce da pele. A seguir, vou partilhar convosco os principais maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce da pele. Stay tuned…

1. Cigarro

A constante absorção de nicotina prejudica a circulação do sangue na pele, tornando-a ressecada e sem a humidade natural produzida pelo organismo.

2. Stress

Quando o stress se torna crónico, tem repercussões biológicas que afetam a pele, acelerando visivelmente o seu envelhecimento: pele com menos brilho, mais fina, com menos elasticidade e com o aparecimento de linhas finas, rugas e manchas de idade, flacidez. Outro dano colateral é a redução da quantidade de colágeno produzida pelo corpo, o que faz a pele perder sua elasticidade.

3. Excessiva Exposição ao Sol

O sol é importante para a saúde, pois a partir dele o corpo pode obter a vitamina D, essencial a muitas funções do organismo. Entretanto, a exposição solar exagerada e sem protecção, ao longo da vida, pode aumentar os riscos de manchas e cancro de pele.

4. Produtos Inaqueados

Usar produtos inadequados para o seu tipo de pele ou produtos corporais na face pode, muitas vezes, prejudicar a região.

Isso acontece porque algumas formulações são muito agressivas, alteram o pH natural, ressecam a pele ou o contrário, estimulam a oleosidade do local, obstruindo poros e causando manchas, acne e até escamação.

5.Dormir Pouco

Durante o período do sono o nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas na saúde.

O sono fortalece o sistema imunológico, consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

6. Não Tirar a Maquilhagem

Se a limpeza da pele no fim do dia não for bem feita, removendo totalmente a maquiagem, os resíduos vão obstruir os poros e impedir que o tecido fique oxigenado. Sem poder respirar, a pele fica oleosa e sem vida. Podem ainda surgir ainda borbulhas e mesmo acne.

7. Má Alimentação

A alimentação é essencial na hora de cuidar da pele.

Alimentos ricos em nutrientes, vitaminas A, C, E e coenzima Q10 reduzem os radicais livres e atuam na produção de colágeneo e elastina. Na falta desses antioxidantes e da hidratação adequada, a pele fica mais flácida e as marcas surgem.

8. Excesso de Alcoól

Não precisamos evitar aquela taça de vinho durante o jantar, já que ele contém uma importante ação antioxidante. Porém, vale ressaltar que o excesso de bebidas alcoólicas barra a absorção de vários nutrientes e provoca o aumento dos terríveis radicais livres.

 

Parece muita coisa, mas muitas destas dicas são muito fáceis de aplicar. E no fundo sabemos que estamos a fazer bem não só à nossa pele, mas também ao nosso corpo!!

 

With Love*

Tânia Sitoe

 

Bellucci Image Consulting

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *